Padrão de Registro Cerebral Pode Ajudar na Identificação das Pessoas com maior Probabilidade de Responder a Antidepressivos -NIMH February 10, 2020 • Press Release

15/02/2020 13:47
O NIMH, Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA financiou uma importante e promissora pesquisa para o desenvolvimento de uma ferramenta que ajude a avaliar se um determinado paciente com depressão é propenso ou não a responder ao uso de antidepressivos e até outras formas de tratamento.
 
O estudo inicial avaliou que as pessoas que apresentava as chamadas "ondas alfa" no SELSER ( um tipo especial de EEG), eram mais propensas a responder bem ao tratamento com sertralina, um antidepressivo amplamente usado. Essa mesma ferramenta também está sendo usada para avaliar padrões de registro cerebral e resposta ao tratamento com outros antidepressivo e até com estimulação magnética transcraniana.
 
A pesquisa nessa área ainda é muito incipiente, com poucos estudos, mas muito promissora, na medida em que poderá ajudar na escolha de tratamentos com mais eficácia para cada paciente.
 

 

Contato

Dra Marcela Alves de Moura Especialista em Psiquiatria - Associação Brasileira de Psiquiatria. Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica - Washington State University - EUA

Ed. TRIO BY LINDENBERG
R. Prof. Luiz Curiacos, 109 - Sala 811 - Cidade Jardim, Piracicaba - SP, CEP
Piracicaba, SP - 13416-461

(19) 3041 0435 ou
WHATSAPP
(19) 99611 0435
INSTAGRAM @mouradramarcela